Azeites Esporão: expressão do lugar de onde são feitos - Qualimpor
Especialista 18/10/21

Azeites Esporão: expressão do lugar de onde são feitos

Os Azeites Esporão procuram ser a expressão do lugar de onde são feitos. A partir de azeitonas provenientes do Alentejo, a Herdade Do Esporão trabalha com valorização das variedades da região. Das azeitonas do olival da Herdade, procuram expressar o terroir de origem. Todos os azeites são produzidos no lagar, preservando o sumo puro das azeitonas que colhem, assegurando que tudo é produzido com máximo respeito pelas pessoas e natureza.

Sobre a Herdade do Esporão

Fundada em 1973, o Esporão é um dos mais relevantes produtores de vinhos e azeites, tendo um papel decisivo na afirmação internacional da região do Alentejo, exportando produtos para mais de 50 países. A produção de azeites Esporão, desde 1997, parte da vontade de aplicar o conhecimento adquirido na produção de vinhos a produção de azeites de grande qualidade. Assim, procuram que os azeites sejam a expressão de sua terra. Produzindo os melhores produtos que a natureza proporciona, de modo responsável e inspirador.

Sobre os azeites Esporão

Azeite Orgânico – Olival dos Arrifes

Azeite de terroir produzido a partir de azeitonas do Olival dos Arrifes, na Herdade do Esporão, em modo de produção orgânico.

Utilização / Harmonização: Para pessoas que procuram um produto genuíno, pleno de sabores. Usado a frio, é ideal para massas frescas, cozidos a vapor ou grelhados, peixes magros e saldas diversas.

Azeite Selecção

Azeite produzido a partir da seleção das melhores azeitonas de cada campanha, resultando num azeite complexo, elegante e persistente.

Utilização / Harmonização: Para consumidores exigentes. Usado a frio, ideal para vegetais, cozidos, gaspacho, temperar chocolate ou em pão torrado.

Azeite Galega

Azeite monovarietal de azeitona verde. Aromas suaves com destaque para a maçã, característico da variedade Galega, a mais emblemática de Portugal.

Utilização / Harmonização: Azeite suave adaptado a complementar alimentos de sabores intensos.  Ideal para temperar peixes delicados, legumes cozidos, saladas de frutas, frutas grelhadas e sorvetes.

Azeite Cordovil

Azeite monovarietal de azeitona verde com sabor amargo e picante, características da Cordovil, variedade representativa da zona de Moura.

Utilização / Harmonização: Azeite muito versátil. Ideal para saladas, açordas, tapas ou numa torrada.

Azeite Extra Virgem

Azeite suave e harmonioso, com bom equilíbrio de aromas frutados, típicos das azeitonas do Alentejo.

Utilização / Harmonização: Azeite muito versátil, de intensidade ligeira-média, ideal para finalizar empratamentos com alimentos de sabores pouco intensos como sopas e pratos de forno.

Conheça também: