fbpx
Vinhos 12/07/22

Esporão Private Selection Branco 2020: desafio ao perfil clássico do Alentejo

O Esporão Private Selection Branco 2020 já está disponível no Brasil. Ele é produzido desde 2001, e surgiu da vontade de produzir um vinho que desafiasse o perfil clássico da região do Alentejo.

Ele é produzido exclusivamente com a uva Semillón, tipo de uva da região francesa de Sautemes, principalmente. Esta uva ascendeu a condição de ícone, graças aos vinhos australianos de Barossa e Hunter Valley.

Plantada em solos de origem granítica na Herdade dos Perdigões, argilosos, profundos e bem drenados, a variedade Semillon adaptou-se bem ao clima alentejano. O Private Selection branco beneficia da maturidade gradual da sua vinha de origem, plantada em modo de produção orgânica que, aliada à seleção cuidadosa das barricas onde estagia, contribuem para a sua identidade, riqueza, textura e profundidade.

Após estágio de seis meses em barricas de carvalho francês, o vinho permaneceu mais seis meses em garrafa que enalteceu o caráter do vinho, oferecendo-lhe um perfil complexo e profundo.

Com rótulo ilustrado pelo artista Jorge Queiroz, o Esporão Private Selection Branco 2020 revela notas intensas de alperce e limão, acompanhado por apontamentos de pimenta branca e amêndoa fresca. Na boca destaca-se a fruta de polpa branca com nuances de noz-moscada. É um vinho de final longo e persistente.

Confira abaixo pontuações já recebida pelo Private Selection Branco:

Wine Enthusiast

95 pts Top 100 | 2018

93 pts | Editor’s Choice | 2019 

92 pts | 2017

Wine Advocate

91 pts | 2015