Harmonização de Páscoa: veja um menu completo com vinhos do Esporão, Quinta dos Murças e Quinta do Ameal - Qualimpor
Harmonização 10/03/21

Harmonização de Páscoa: veja um menu completo com vinhos do Esporão, Quinta dos Murças e Quinta do Ameal

Que tal uma deliciosa harmonização de Páscoa? Apesar deste ano ser diferente, sua comemoração de Páscoa ainda pode ser deliciosa. Mesmo que os encontros e reuniões de família sejam mais restritos, não pode faltar deliciosos pratos, sejam eles os tradicionais da data ou outros para inovar na cozinha este ano.

Quando pensamos em harmonização, vem logo a cabeça a busca pelo equilíbrio e complemento de sabores entre o prato e o vinho a serem degustados. Mas se a dúvida é quais pratos preparar e com quais vinhos harmonizar, aqui deixamos nossas sugestões. Confira.

Risoto de Camarão com Bico Amarelo

O risoto é um prato clássico, e que agrada aos olhos e ao paladar. Por ser um prato leve, é uma ótima pedida para os encontros de família e amigos, nos encontros de domingo e até mesmo na comemoração de Páscoa.

Para acompanhar, a indicação é do vinho Bico Amarelo, que é um vinho leve e refrescante, com bom volume e com sua acidez dominante.

Bacalhau em Natas com Ameal Loureiro

Uma receita também tradicional portuguesa, com uma forma diferente de preparar o bacalhau.

Para acompanhar, um delicioso Ameal Loureiro, que é um vinho intenso, vibrante e equilibrado com acidez refrescante.

Costela Assada com Assobio tinto

Apesar de peixes e frutos de mar serem o carro chefe das comemorações de Páscoa. Caso queira inovar, costela assada é uma receita simples e deliciosa, e que fica suculenta e macia.

Para acompanhar, um Assobio Tinto, que é um vinho intenso, assim como prato. Ele possui boa concentração, onde sobressaem sua frescura e elegância.

Bobó de Camarão com Esporão Reserva Branco

Outro prato clássico da culinária brasileira, é fácil de fazer e agrada a todos os paladares.

E para acompanhar, um Esporão Reserva Branco, um clássico do Esporão, que tem o paladar cremoso, elegante e equilibrado entres frutas e especiarias.

Bacalhau a Gomes de Sá com Esporão Reserva Tinto

Este é um dos pratos mais tradicionais da culinária Portuguesa e está presente há bastante tempo na mesa dos brasileiros e que certamente agrada a todos os paladares.

Para acompanhar, um Esporão Reserva Tinto, que intenso e denso, com tanino firme, o que lhe confere estrutura e complexidade.

Chocolate com Murças Tawny 10 Anos

A estrela de Páscoa, o chocolate, também pode e deve ser harmonizada com vinho. O vinho do porto complementa o sabor. Neste caso um vinho Tawny irá valorizar ainda mais. Vale experimentar com ovos de páscoa, trufas de chocolate e até mesmo um bolo de pão de mel.

O Murças Tawny 10 Anos, é um vinho que expressa todo potencial de vinhos Tawny. É elegante, intenso, persistente e fresco ao final de boca.

Agora que tem as sugestões de harmonização de páscoa, basta preparar seu prato preferido e reserva a garrafa de vinho para acompanhar.