fbpx
Vinhos 26/10/21

Esporão Reserva Branco 2020, nova safra já está disponível no Brasil

O Esporão Reserva Branco 2020 já está disponível no Brasil. Produzido desde 1985, sendo o primeiro vinho produzido pela Herdade do Esporão, ele é resultado de uma combinação única das características das uvas, dos solos, da maturidade das vinhas e das pessoas. Para a enóloga Sandra Alves, “o Esporão Reserva Branco é o nosso clássico. Um vinho rico, intenso e sempre harmonioso que exprime a singularidade e a diversidade da Herdade do Esporão”.

A partir desta safra o Esporão Reserva Branco passa a ter a certificação Orgânico Brasil. Proveniente de solos que variam entre granito e xisto de estrutura franco-argilosa, ele resulta unicamente das uvas da Herdade do Esporão que são cultivadas em modo de produção orgânica, colhidas à mão e depois vinificadas em depósitos de inox e barricas. Posteriormente, é feito um estágio de 6 meses em cubas de inox e em barricas novas de carvalho, sobre as borras finas.  

VINDIMA

Em 2020, um inverno e uma primavera mais amenos e chuvosos proporcionaram um bom restabelecimento das reservas hídricas da vinha que se traduziu num crescimento vegetativo. No verão, as temperaturas foram mais quentes e secas e a vindima antecipou-se cerca de 2 semanas face ao ano anterior. As condições climáticas, associadas ao conhecimento sobre a vinha adquirido ao longo dos anos permitiram uma vindima seletiva favorecendo a expressão e qualidade de cada variedade.

SOBRE O VINHO

De cor palha com reflexos esverdeados e aspecto cristalino, o Esporão Reserva Branco 2020 revela um aroma de notas de toranja e damasco, com apontamentos de hortelã verde complementadas com pimenta branca e noz-moscada. No paladar apresenta um equilíbrio perfeito entre as frutas e especiarias. O seu final é intenso e persistente.

Nesta colheita o Esporão Reserva Branco 2020 tem o rótulo ilustrado por Jorge Queiroz. Todos os anos o Esporão convida um artista para enriquecer e personalizar os rótulos de cada colheita e já teve o privilégio de contar com o talento e generosidade de mais de 30 artistas Portugueses, 2 Angolanos, 1 Brasileiro e 1 Holandesa.

Conheça também: