fbpx
Especialista 05/08/20

Vinícola Kaiken agora possui certificação de Vinhos Veganos para todo seu portfólio

Quando falamos de vinho sabemos que ele é o resultado da fermentação alcoólica de mosto (suco) de uvas, por leveduras. Mas se o vinho é feito de uvas, porque nem todos são vinhos veganos? E a resposta é simples: durante o processo de vinificação, alguns vinhos utilizam componentes de origem animal em sua produção.

No processo de decantação dos vinhos a maior parte das partículas ficam em suspensão naturalmente, mas em alguns casos é necessário a utilização destes componentes para clarificação e/ou filtração. Como, por exemplo, gelatina (proteína animal), a caseína (proteína do leite), a ictiocola (obtida da bexiga natatória de peixes), e a albumina (presente na clara de ovos).

Neste caso, um vinho é considerado vegano quando em seu processo de vinificação é utilizado apenas componentes vegetais ou minerais. Nem todos os vinhos possuem este tipo de informação no rótulo, por isso é necessário verificar as informações.

Em uma busca interminável para expressar o compromisso com o meio ambiente, a vinícola Kaiken, localizada em Mendoza, na Argentina, decidiu certificar todos os vinhos de seu portfólio como vinhos veganos. A certificadora é a “Vegan Society“, uma instituição de caridade registrada, e é a mais antiga sociedade vegana do mundo fundada no Reino Unido em novembro de 1944 por Donald Watson.

As certificações registradas com o selo vegano desta empresa são mundialmente reconhecidas, especialmente na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

O principal requisito para obter esta certificação é que nenhum produto de origem animal (Ovoalbumines, caseína e Lizosima) tenha sido utilizado nos processos de vinificação. Para isso, contaram com o apoio do CIATI, um instituto de pesquisa reconhecido na Argentina, que analisou cada um dos vinhos da vinícola e determinou que em nenhum caso foram utilizados derivados de animais.

Todos os vinhos do portfólio são certificados por esta sociedade e são adequados para consumo por veganos. Alguns dos rótulos são Kaiken Estate Malbec, Kaiken Ultra Cabernet Sauvignon, Obertura e MAI.

Quer conhecer todos os rótulos da vinícola Kaiken? Só clicar aqui.