Vinho Verde Bico Amarelo: novo vinho do Esporão - Qualimpor
Vinhos 22/04/21

Vinho Verde Bico Amarelo: novo vinho do Esporão

O vinho verde Bico Amarelo representa a diversidade da Região dos Vinhos Verdes, em Portugal. É um vinho branco, resultado de um blend das três principais uvas: Loureiro, Alvarinho e Avesso, que por meio de uma vinificação simples, sem qualquer adição de açúcar ou gás, proporcionam um vinho leve, fresco e equilibrado, dominado por notas cítricas e florais.

Como o vinho foi produzido?

Com Enologia de José Luis Moreira, a colheita das uvas foi feita de forma manual, com prensagem pneumática das uvas inteiras. Foi feita decantação a frio do mosto, durante 48 horas. Já a fermentação foi feita com temperatura controlada (10-15°C), durante 12  a 15 dias. Houve contato com as borras durante cerca de 4 a 6 meses em cubas de inox, com temperatura controlada.

Vinho Verde Bico Amarelo

Região dos vinhos verdes

Como já dissemos aqui, a região dos vinhos verdes é a maior denominação de Portugal, com uma área de 21.000 hectares, que representa 15% da área vitícola nacional. Trata-se de uma região de colinas e montanhas, entro o Douro e o Minho, e com uma paisagem de tonalidades verdes com vegetação exuberante. Seu clima tem forte influência atlântica e com chuvas frequentes.

Como resultado, o Bico Amarelo revela a diversidade desta região. Cada uva desempenha um papel importante na construção do perfil deste vinho. O Loureiro confere frescura, intensidade e exuberância, que se conciliam com a concentração, a fruta mais madura no nariz, e a acidez contida do Alvarinho.  Já o Avesso traz-lhe o volume, o equilíbrio e a harmonia na boca.

O vinho verde Bico Amarelo apresenta: Visual amarelo com tons verdes; Aroma exuberante, fresco e leve, dominado pelos frutos e aromas tropicais, Paladar dominado pela sua acidez, com bom volume, e um final persistente e refrescante. Ideal para harmonizar com peixes grelhados ou cozidos, sushis, peixes com molhos, saladas e frutas.