Vinho orgânico - Esporão Reserva Branco 2019 recebe certificação
Vinhos 02/12/20

Esporão Reserva Branco 2019 – Vinho orgânico: o primeiro reserva a receber a certificação

O Esporão Reserva foi o primeiro vinho produzido pela Herdade do Esporão e é o primeiro vinho do portfólio já existente, a receber a certificação de vinho orgânico. Desde o começo de sua produção, em 1985, ele expressa a cultura do vinho, representando as verdadeiras características do Alentejo, região onde é produzido, além de expressar arte, pois todos os rótulos possuem reprodução de obras originais de artistas escolhidos para cada safra.

Como já dissemos aqui, vinho orgânico é “um vinho que é produzido sem agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes sintéticos, herbicidas etc. Todos estes itens são substituídos por alternativas naturais, como compostos orgânicos e animais que são predadores naturais para insetos e pragas.”

O Esporão Reserva Branco 2019 é a materialização do trabalho que a Herdade do Esporão desenvolve há 10 anos. Todas as vinhas foram convertidas para o modo de produção orgânica e é o primeiro vinho a tornar-se orgânico, demonstrando a consistência e o caráter dos vinhos que são produzidos no Alentejo.

A safra 2019 deste vinho orgânico teve rótulo produzido pela fotógrafa holandesa, Anne Geene. Para o desenvolvimento, ela buscou semelhanças entre seu trabalho e o Esporão, e descobriu que o vinho é feito ao detalhe, onde a natureza segue ao seu ritmo, dando origem a vinhos que expressam bem o lugar de onde vem. E assim como no Esporão, encontramos em suas obras respeito pela natureza.

Como características, o Esporão Reserva Branco 2019 é um vinho de cor palha e cristalino. Na boca apresenta notas de casca de pêssego, com toques de noz moscada e pimenta branca. Bastante cremoso na boca e bem equilibrado entre a fruta e as especiarias. Final largo e bem persistente.

E aí, já provou? Se quiser mais detalhes técnicos deste vinho, basta clicar aqui.