fbpx
Vinhos 15/06/22

Quinta dos Murças, vinhos de Terroir

A Quinta dos Murças fica localizada ao Norte de Portugal, na região do Douro, a mais antiga de Portugal, especificamente na sub-região de Cima Corgo, do lado direito do Rio Douro. A Quinta possui uma extensão total de 155ha, beneficiando de uma exposição maioritariamente a Sul. Deste hectares, 48ha são de vinhas com castas autóctones. São vinhos marcados pela diversidade, verticalidade e elegância.

Diversidade

Marcado pela diversidade, a Quinta dos Murças é um lugar único pela sua beleza, mas também pela sua diversidade dos seus 8 Terroirs, que são marcados por diferentes altitudes, exposições solares, tipos de solos de xisto e vinhas em sua maioria verticais.

Verticalidade

Na Região da Quinta foi plantada a primeira vinha vertical em 1947 e atualmente 82% delas são verticais, em encostas com declives acentuados. Eles acreditam que as vinhas verticais originam vinhos que melhor refletem o terroir, uma vez que a densidade da plantação é superior, obrigando as raízes a atingirem uma maior profundidade, dando origem a uma maior expressão das características do solo. Além disso a exposição solar é mais uniforme, uma vez que não há formação de sombras pelo talude e nem mesmo pelas próprias cepas. Há também um maior arejamento, o que ajuda na prevenção de doenças.

Elegância

A sua localização próxima do Baixo-Corgo, a sub-região com temperaturas mais frescas e com mais precipitação do Douro, influencia o frescor e acidez das uvas, associados às características do Cima Corgo, que é mais quente e seco, em conjunto com os 3,2km de margem do rio, as minas e as linhas de água existentes, originam vinhos de terroir concentrados, de grande frescor e muito elegantes.

Conheça abaixo alguns dos vinhos da Quinta dos Murças, vinhos de terroir:

Quinta dos Murças – Minas

O Quinta dos Murças Minas provém de vinhas plantadas numa encosta entre os 110 e os 300 metros de altitude. São estas vinhas, orientadas a sul, mais expostas, cujas uvas atingem maior concentração. Nestas mesmas encostas existem várias minas de água, que vão refrescando o ambiente, permitindo um equilíbrio entre a maior maturação e a frescura característica de Murças.

Quinta dos Murças Margem

O Quinta dos Murças Margem provém de vinhas junto à margem do rio Douro, onde estão algumas das parcelas mais velhas da quinta. A sua baixa altitude e sua exposição solar maioritariamente a Sul originam uvas que atingem maior concentração e maturação.

Quinta dos Murças – Reserva   

Murças Reserva, nasce nas duas vinhas mais velhas da Quinta, situadas respetivamente a 100 e 380m, e seguindo uma agricultura sustentável. Mostra o potencial das vinhas velhas do Douro para produzir vinhos de grande elegância e capacidade de envelhecimento.

Quinta dos Murças VV47

O Quinta dos Murças VV47 provém de uma vinha histórica, a vinha vertical mais antiga do Douro, plantada em 1947, com exposição Sudeste e 40% de inclinação. Traduz a expressão máxima do terroir e de seu potencial, que é caracterizado pela sua elegância, harmonia e complexidade.

Além destes vinhos a Quinta dos Murças produz também vinhos do Porto, sendo eles Quinta dos Murças Tawny 10 anos e Quinta dos Murças Vintage.

Conheça também: