Quinta dos Murças: vinhos de terroir com certificação orgânica - Qualimpor
Aspiracional 23/02/21

Quinta dos Murças: vinhos de terroir com certificação orgânica

A Quinta dos Murças, onde foi plantada a primeira vinha vertical do Douro, é caracterizada pela diversidade e na produção de vinhos de terroir, associada as diferentes altitudes, exposições solares, solos xistosos e castas tradicionais.

A Quinta dos Murças é hoje uma propriedade agrícola de 155ha, localizada ao longo de 3,2km na margem direita do rio. Impondo-se pela deslumbrante verticalidade das suas vertentes, integra dezenas dos tipos autóctones da região, e conta com uma magnitude paisagística única, onde se sobrepõem encostas íngremes, socalcos, ribeiros, vinhas e olivais.

Estas características originam vinhos de terroir concentrados, elegantes e de grande frescura. De modo responsável e inspirador, são produzidos os melhores vinhos e azeites que a natureza proporciona.

E agora, acaba de certificar em totalidade sua área em Produção Orgânica. Este processo teve início em 2011 e é um passo importante que dá continuidade à estratégia do Esporão na implementação de uma agricultura que contribui para a produção de vinhos com identidade, melhorando os solos e qualidade das suas vinhas.

Alguns dos vinhos mais prestigiados e valorizados do mundo seguem há décadas este modo de produção, sendo por isso testemunho dos benefícios qualitativos do modo de produção orgânica. A partir das colheitas de 2021, todos os vinhos produzidos na Quinta dos Murças serão certificados como orgânicos.  

A combinação do clima extremo, característico do vale do Douro, a agricultura biológica e de máxima precisão, e os diferentes processos de vinificação que privilegiam o carácter original dos frutos dão origem a vinhos de terroir concentrados, elegantes e de grande frescura

Na Quinta do Murças são produzidos os vinhos Assobio DOC Douro e a Gama Quinta dos Murças – Quinta dos Murças Minas, Quinta dos Murças Reserva, Quinta dos Murças Margem, Quinta dos Murças VV47, Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos, Quinta dos Murças Porto Vintage e o azeite virgem extra Quinta dos Murças.