Private Selection Tinto 2016: clássico alentejano, produzido desde 1987 pela Herdade do Esporão - Qualimpor
Vinhos 02/12/21

Private Selection Tinto 2016: clássico alentejano, produzido desde 1987 pela Herdade do Esporão

Private Selection foi lançado pela primeira vez em 1987, hoje reflete a excelência do Esporão, tornando-se um dos vinhos mais completos e de referência da casa e do Alentejo. Hoje é um vinho de topo, reconhecido mundialmente. Um clássico que nas colheitas mais extraordinárias dá origem ao Torre do Esporão.

Segundo Sandra Alves, enóloga do Esporão, “nas últimas décadas, aprofundámos o conhecimento sobre os nossos territórios no Alentejo. Iniciámos a conversão para agricultura biológica em 2008 e certificámos em 2019. Compreendemos melhor o seu potencial e tiramos partido da singularidade das vinhas da Herdade do Esporão, da Herdade dos Perdigões e da Vinha em Portalegre, para produzir os melhores vinhos. Este conhecimento resulta no Private Selection Tinto através da combinação de parcelas únicas dos diferentes territórios, aliada à vinificação e estágio em separado na Adega dos Lagares, de acordo com o perfil de cada casta e origem”.

Todo este conhecimento se materializa no Private Selection Tinto 2016. Produzido com as uvas Aragonez, Touriga Franca e Alicante Bouschet, cada parcela foi vinificada e estagiada em separado de acordo com o potencial do perfil de cada casta e respectiva origem.

Regiões de origem

  • Herdade do Esporão – Vinha do Canto do Zé Cruz (Aragonez): Vinha plantada em 1980 a 200 metros de altitude. Iniciou fermentação alcoólica em lagares de mármore com pisa pé e terminou em cubas de betão onde também realizou a fermentação malolática. Estágio em balseiros de carvalho francês de 5 mil litros.
  • Herdade do Esporão – Vinha do Rochedo (Touriga Franca): Vinha plantada em 2005 a 200 metros de altitude. Fermentou em lagares de mármore com pisa a pé e estagiou em barricas de 500 litros de carvalho francês, onde também fez a fermentação malolática seguida de estágio.
  • Herdade dos Perdigões: Vinha das Palmeiras e Propriedade dos Lavradores: Vinha do Machunguinho (Alicante Bouschet): Ambas as parcelas da casta Alicante Bouschet fermentaram separadamente em cubas de betão. Realizaram a fermentação malolática em barricas novas de carvalho francês de 500 litros, onde permaneceram em estágio.

Em anos excepcionais esta combinação dá origem ao Torre do Esporão.

Private Selection – Notas de Prova

De cor granada profunda, possui aromas de complexidade aromática relevando fruta preta madura, notas de cacau fresco e alguma pimenta. Possui textura sedosa na boca, é denso e firme, com estrutura do tanino a conferir intensidade e persistência.

Conheça também: