Vinho Millapoa - produzido com uva país - Qualimpor
Vinhos 14/09/21

Millapoa, vinho produzido no Vale do Bio Bio, mantém tradição centenária com uva país

Millapoa é produzido pela vinícola Miguel Torres Chile, com presença me mais de 100 países, já se consolidou como uma das principais produtoras de vinhos de qualidade mediante a identidade de seus produtos, respeito ao meio ambiente e sua responsabilidade social.

Baseados no Comércio Justo, Agricultura Orgânica e Inovação, a Miguel Torres mantém dentro de seus pilares estes conceitos que já marcaram a história de sua cadeia produtiva. E tem trabalhado para recuperar variedades de uvas tradicionais chilenas quase esquecidas como a uva país.

A uva país chegou ao Chile por volta do século 16, mas com a chegadas de outros tipos de uvas acabou sendo esquecida. Pensando nisto, a Miguel Torres Chile tem atuado na recuperação destas vinhas, que são cultivadas na região do Vale do Bio Bio.

VALLE DO BIO BIO

Millapoa é produzido de vinhedos centenários da uva país e pode ser considerado uma cápsula do tempo. Manter o legado de tradições é o que faz a Miguel Torres Chile se sentir singular. Cada cacho de uva país é um reflexo de quem iniciou este caminho e que não estão mais conosco, mas cujas tradições são expressas no vinho.

Os vinhedos estão localizados na margem sul do rio Bio Bio, no município de Millapoa. Suas coordenadas são duas encostas de exposição norte e nordeste. Essas vinhas representam a viticultura especial da região, com podas mais altas do que no Valle do Itata, já que os riscos de geadas são maiores.

O vinho Millapoa apresenta cor vermelha rubi brilhante, ao nariz apresenta aromas que remetem aos bosques chilenos, com infusões de frutos silvestres. E na boca é rústico e persistente.