Esporão Reserva Tinto 2018, nova safra já está disponível no Brasil -
Sem categoria 26/07/21

Esporão Reserva Tinto 2018, nova safra já está disponível no Brasil

O Esporão Reserva Tinto 2018 já está disponível. Esta colheita mantém o seu carácter clássico e intenso e reflete a capacidade do Esporão em produzir, ao longo dos anos, grandes vinhos de forma consistente.

O Esporão Reserva foi o vinho que levou a Herdade do Esporão a inovar, crescer e olhar para a terra, com preocupação a natureza e ter uma visão mais além. Práticas agrícolas sustentáveis foram adotadas e as vinhas foram convertidas em modo de produção orgânica.

Atualmente é um vinho clássico da cultura do vinho em Portugal, que ultrapassa o que está dentro de uma garrafa. São mais de 35 anos de histórias que nos levam a sua origem. E a arte que acompanha em cada rótulo ilustrado por um artista, lhe dá maior dimensão cultural.

esporao-reserva-tinto-2018

Lançado em 1985, o Esporão Reserva tinto foi o primeiro vinho feito pelo Esporão. Segundo a enóloga Sandra Alves, “este vinho tem uma identidade muito própria, pois reflete os nossos solos, o nosso clima, as nossas uvas, as nossas gentes. É um vinho intenso, com complexidade aromática, com textura, intensidade e harmonia, transmite na perfeição a singularidade do território da Herdade do Esporão e o Alentejo”.

Produzido unicamente a partir de uvas da Herdade do Esporão que são colhidas à mão e depois vinificadas em separado em depósitos de pequena capacidade com controlo de temperatura. Posteriormente, o Esporão Reserva tinto estagia em barricas de carvalho americano e francês durante 12 meses, seguidos de no mínimo 8 meses em garrafa.

Em 2018, o Inverno foi seco e frio, a Primavera chuvosa e o Verão, apesar de ter tido temperaturas amenas, registou-se uma onda de calor no início de Agosto. As castas que melhor se adaptaram a estes eventos climatéricos, desenvolveram uma maturação lenta e regular, ideal para a concentração e complexidade dos vinhos tintos.

Com cor rubi intensa, revela aroma a compota de fruta preta, especiarias e baga de café. Na boca, o Esporão Reserva Tinto 2018 é intenso mas harmonioso, revelando notas de especiarias e chocolate preto. Tem um final persistente.

Nesta safra o rótulo foi ilustrado pela fotógrafa Anne Geene. É um vinho que conjuga a cultura universal do vinho e a arte.