Como os azeites são produzidos? - Qualimpor
Especialista 12/08/20

Como os azeites são produzidos?

Um bom azeite faz toda diferença na preparação ou na finalização de um prato. Mas já parou para pensar como são produzidos os azeites? Os azeites da Herdade do Esporão, por exemplo, são 100% produzidos no Alentejo, Portugal, onde está localizado o Lagar de azeites da vinícola.

Quer saber mais detalhes do passo-a-passo? Então confere com a gente:

  1. Recepção da azeitona: Todas as azeitonas são colhidas das propriedades da Herdade do Esporão, e após este processo elas são separadas por tipos, qualidade e modo de produção.
  2. Limpadora: Todas as azeitonas passam por este processo para limpar ramos, folhas e lama.
  3. Balança: Todas as azeitonas já limpas são pesadas, o que permite controlar a quantidade de azeitonas processadas.
  4. Tegões: Permite que as azeitonas sejam guardadas por um curto espaço de tempo, preservando o fruto.
  5. Moinho: As azeitonas são trituradas através de um moinho com geometria cônica. Faz a moagem, criando a pasta de azeitona.
  6. Termobatedeira: São depósitos cilíndricos alimentados por pasta de azeitona em que, através do aquecimento e movimento lento das pás, separa a água do azeite (sempre em temperaturas abaixo dos 27°C)
  7. Centrifugação: Fase de separação da fase sólida (bagaço), das fases líquidas (azeite)
  8. Depósitos: Armazena o azeite em ambiente inerte separado por variedades e qualidades.
  9. Filtro de Terras: Este filtro serve para retirar todas as impurezas e umidade de forma natural.
  10. Loteamentos: O trabalho do oleólogo (neste caso da Ana Carrilho, oleóloga do Esporão) é essencial nesta fase em que se pretende aproveitar os potenciais de todos os lotes e manter a consistência dos azeites no mercado.
  11. Engarrafamento: Por fim, após todo este processo, os azeites da Herdade do Esporão são engarrafados em garrafas de vidro escuro.

Os azeites da Herdade do Esporão procuram a representação e expressão do lugar onde são feitos. Todos produzidos no lagar da Herdade, preservando o sumo puro das azeitonas que são colhidas, e assegurando que tudo é feito com o máximo respeito pelas pessoas e natureza.

E todo este processo resulta em azeites de qualidade que vocês já conhecem, como o Azeite Extra Virgem, Azeite Orgânico, Azeite Selecção, Azeite Galega e Azeite Cordovil. Gostaram? Quais são seus favoritos?