Especialista 13/05/20

Como funcionam as vinícolas: entenda o processo que leva seus vinhos preferidos até a taça

Já se perguntou como funcionam as vinícolas? Há diversas etapas que precisam ser respeitadas para que o vinho chegue a sua mesa. O primeiro deles é o plantio das vinhas. Para ser ideal, o plantio de uvas precisa levar em consideração o clima, o solo, o tipo de uva e seu tempo de colheita, o método de cultivo, entre outros fatores. Nessa etapa, uma colheita antecipada ou tardia vai afetar o sabor, a qualidade e o teor alcoólico do vinho.

Após a colheita das uvas, elas passam pelo processo de prensagem e maceração para extração do suco da uva, chamado de mosto. Este mosto, por sua vez, passa pelo processo de fermentação para obtenção do álcool.

Após o processo de fermentação, o vinho pode ainda estagiar em barricas de madeira, tanques de inox ou até mesmo tanques de cimento, que influenciam no sabor e aroma do vinho. Ele está pronto para ser engarrafado, enviado aos distribuidores e, depois, para a sua mesa.

Agora que você conhece um pouco mais como funcionam as vinícolas, que tal chamar os amigos que gostam de vinho para conversar sobre esse processo, e preparar um jantar harmonizado para eles? Confere aqui nosso post sobre harmonização e mãos à rolha, quer dizer, à obra!