Assobio: vinhos que representam uma versão mais fresca da região do Douro
Vinhos 03/12/20

Assobio: vinhos que representam uma versão mais fresca da região do Douro

A Quinta do Murças fica localizada no centro da região do Douro, em Portugal, e possui 8 terroirs marcados por altitudes diferentes, presença de montanhas e consequentemente, exposição diferentes aos raios solares das vinhas plantadas na região. A produção é orgânica, onde oliveiras, amendoeiras e laranjeiras, junto com a mata mediterrânica mantém todo o equilíbrio necessário na produção das uvas.

Produzidos em cotas mais elevadas, estão plantadas as uvas que dão origem a gama Assobio, que expressam um perfil mais fresco do Douro. São vinhos produzidos com uvas autóctones, que resultam em vinhos versáteis e gastronômicos.

O Assobio Tinto é um vinho fresco e versátil, produzido com uvas de vinhas orientadas ao norte, e resulta em um vinho com boa acidez. Composto pelas uvas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz e sua vinificação feita em cubas de inox, e uma parte estagia em barricas de carvalho francês usadas. De aroma intenso e vivo, dominado pelos frutos vermelhos, apresenta boa concentração, de onde sobressai todo seu frescor e elegância. Harmoniza bem com carnes vermelhas, e porque não com um belo churrasco.

Já recebeu diversas premiações, conforme você confere abaixo:

  • Safra 2017: Decanter – 91 pts / Highly recommended
  • Safra 2015: Wine Spectator – TOP 100 Best Values
  • Safra 2014: Wine Spectator – 90 pts
  • Safra 2012: Mundus Vini – Ouro
  • Safra 2011: Wine Enthusiast – 94 pts

O Assobio Branco, produzido com as uvas Viosinho, Verdelho, Rabigato, Gouveio e Códega do Larinho, com aromas cítricos e de frutas tropicais, é intenso e em sua boca sobressai a acidez, com um final longo e persistente.

Já o Assobio Rosé, é produzido com as uvas Touriga Nacional, Tinto Cão, Tinta Roriz e Rufete, e possui aroma de frutos vermelhos, somados a aromas de vegetais, que lhe dão a característica mais fresca.

Além da gama Assobio, a Quinta dos Murças produz os vinhos Minas, Margem, Reserva, VV47 e os vinhos do porto Vintage e 10 anos. Para conferir todo o portfólio, basta clicar aqui.